Nos próximos meses trarei cinco conversas com mulheres que estão no campo de batalha do empreendedorismo. São pessoas com quem já estive em diferentes momentos e que considero essenciais para enriquecer nosso repertório. O que podemos ver nas conversas é que todas elas tem alguns pontos em comum além de serem grandes mulheres. Mantém esforços, estudos, sonhos e objetivos para serem concretizados. Acredito que a junção de tudo isso é que move as iniciativas que elas realizam.
Fora essas fórmulas individuais, creio que carregam algo muito importante para que as mulheres cada vez mais alavanquem seus negócios: aquilo que chamamos de sororidade. São pessoas dedicadas a ajudar outras mulheres a realizar seus objetivos. Em forma de bate papo, comecei essa série de cinco bate papos com a Idinéia Bressan, do ‘Pedaço mundo’. Dina, como costumo chamar, já esteve em algumas empreitadas comigo. Digo que ela tem um monte de mundo dentro dela, e isso é um dos elementos que a move como empreendedora. Há alguns anos fixou residência em Chapada dos Guimarães, onde começou a movimentar o Pedaço do mundo, empreendimento que faz jus ao turbilhão de mundos que ela carrega dentro dela.
Quem é Idinéia Bressan (Idinéia por Idinéia)?
Idinéia Bressan é idealizadora da Pedaço do Mundo Incubadora de Negócios de Impacto Social em Chapada dos Guimarães MT. Uma sonhadora inveterada de um mundo mais igualitário.
Em que área você empreende/atua?
Empreendo em desenvolvimento territorial a partir do acolhimento de pequenos negócios formais ou informais, com capacitação empreendedora e estrutura física de apoio a estes empreendimentos. Apoiando desde a ideação até a comercialização.
Idinéia, os pequenos detalhes fazem a diferença? Pode me dar um exemplo?
A diferença sempre é dos pequenos detalhes. Um exemplo é a possibilidade de uma artesã produzir em seu território, expressando sua identidade, sua cultura e gerando renda. Parece uma situação romantizada, mas com apoio inicial, até a autogestão para efetiva viabilização, este processo é fortalecido em diversos aspectos econômicos, sociais, culturais, entre outros.
O que você acha da divulgação nas redes sociais? É uma boa? Funciona?
Sim. Uma frase bem clichê que funciona sempre: “Faz o que você pode, com as ferramentas que você tem”. As vezes ficamos esperando um apoio, uma reforma, uns investimentos que demoram ou nunca chegam e os sonhos vão se enterrando junto com estas expectativas. Por isso as redes de apoio são tão importantes.
Você tem alguma dica para a organização das finanças? para as nossas amigas empreendedoras
Começa com o que tem e busca redes de apoio para orientação em gestão e principalmente viabilizar as vendas.
E quem ficou curioso para te conhecer? onde deve te procurar?O espaço físico fica em Chapada dos Guimarães, mas pelo telefone ou e-mail podemos marcar reuniões remotas (65) 98159-0907, [email protected]