A lei geral de proteção de dados e o setor criativo

Quero falar de um assunto super atual e que impacta(rá) a sua vida e profissão no setor criativo de forma muito importante. Mas antes de tudo acho importante contar para vocês de onde surgiu minha paixão pela Lei Geral de Proteção de Dados, a famosa LGPD e, quem sou eu na fila do pão.

Hoje quando me perguntam quem é Mayara Fernandes eu respondo que sou uma gestora com ascendente em Direito e lua em Dados. E por que tudo isso? Porque trabalho com gestão há quase 15 anos e tenho duas formações acadêmicas meio que, antagônicas, digamos assim. Pois bem, podem preparar a cara: Sou formada em Matemática e Direito.

Agora você deve estar pensando: Tudo bem, adorei saber da sua formação, mas o que tudo isso tem a ver com a LGPD Mayara?  Você já deve ter escutado a famosa frase que diz que os dados são o “novo petróleo”, ou “DATA IS THE NEW OIL” – HUMBY, clive 2006.

Sim, e são mesmo!!! Além dos dados que trabalhamos normalmente no mundo empresarial como dados de mercados, estatísticos e financeiros hoje podemos traçar tendencias de mercado através da análise dos dados pessoas. 

Mas como assim Mayara?  Vamos lá! 

Eu te desafio a me falar exatamente em um só momento em que seus dados pessoais não estão sendo coletados. Pense… você saberia me dizer com exatidão como e onde entregou seus dados pela última vez? Você tem alguma ideia da quantidade de dados que concedemos online e off-line todos os dias?

Ouço muito “Ah, dormindo os meus dados não estão sendo coletados. Tem certeza? Você já percebeu que o nível de bateria do seu celular cai com menor velocidade quando você está dormindo? Nossos celulares combinam alguns dados que tem sobre nós como: fuso horário do lugar onde moramos com o tempo que ficamos no celular durante esse período e então… “tcharam”, entende que você está dormindo naquele período. Assim automaticamente entra no modo de economia de energia. WoW! Começou a compreender que a LGPD é sobre coleta de dados e seus tratamentos, e que esses dados usualmente são transformados em informações valiosas para as empresas? 

E isso nada mais é do que coleta de dados. Nosso celular sabe a hora que estamos dormindo, comendo, trabalhando, malhando. E isso sem que sequer percebamos. Além disso, eu queria que vocês parassem para pensar o seguinte: como o Facebook é uma das maiores empresas do mundo, se para você utilizar os serviços da empresa, você não precisa pagar por eles? A rede é totalmente gratuita, então como ela pode ser uma das maiores do mundo se o que ela oferece é de graça? De onde vem o seu ganho, qual o seu produto? Se você não paga pelo produto, o produto é você!

Então você deve estar se perguntando: “Mas e a LGPD no setor criativo no meio disso tudo? Onde que ela entra? Qual que é o papel dela diante deste cenário?

Em um mundo tão conectado como o nosso é missão quase impossível pensar em algum segmento, área ou empreendimento que esteja excluído das regras de proteção de dados e não seria diferente com o Setor Criativo. Ela vem estabelecer as regras do jogo, a LGPD não visa prejudicar modelos de negócios ou destruir empresas. Importante dizer que existe uma visão distorcida sobre o assunto, como se a lei fosse um movimento contra o empreendedorismo e resultaria em autuações e mais multas para todas as empresas.

Mas o que quero demonstrar aqui é que a LGPD veio para equiparar este jogo, por isso, é fundamental se desvencilhar dessas associações e conscientizar sobre essa ideia de uma lei que equilibra os direitos, traz mais inteligência de mercado e oportunidades.

E por favor, não é que empresas e órgãos governamentais não possam mais usar dados. Podem sim!  Os dados são necessários para o desenvolvimento, inovação, empreendedorismo. Mas com ética, transparência e resguardando direitos, garantias e liberdades fundamentais das pessoas.

Portanto, é importante sim que as empresas continuem coletando dados, desde que esta ação ocorra de forma transparente, correta e alinhada com propósitos e finalidade específicos.

Vejam que a LGPD pode ser uma oportunidade única para você do setor criativo, gerar vantagem competitiva, estabelecendo limites de segurança, transparência e confiança no outro: um prato cheio para o empreendedorismo.

E está muito claro que as informações sobre hábitos de consumo, e outros dados pessoais, gostos musicais, valores, podem ser transformados em conhecimento e essas informações é que vão nos permitir termos projetos e negócios mais eficientes.

É importante que todos desde já iniciem seu estudo da lei, procurem orientação e se ajustem às novas regras para que tudo esteja regularizado e em conformidade com a legislação. Alguns setores ainda não perceberam que estas adaptações serão necessárias também para elas. Em especial quem trabalha offline, sim, a lei não se aplica somente aos meios digitais, mas a todas as formas possíveis de coleta de dados. 

E aproveitem a era da informação, muitas decisões estratégicas e fantásticas podem surgir a partir dos dados. Usemos a criatividade! 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está vigente desde setembro de 2020, e agora eu quero saber se você que atua no setor criativo está pronto para esta jornada! 

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